A importância da inovação voltada no consumidor

 
A importância da inovação voltada no consumidor

Empresas de todos os setores costumam ser reativas às tendências do mercado, tendo que decidir quando algo é moda ou enfrentar uma situação "eu também". Isso muitas vezes torna difícil se destacar ou conquistar a fidelidade do cliente a longo prazo. Para as empresas que consideram essas questões e o caminho a seguir para as marcas, a solução está em ouvir diretamente os consumidores e colocá-los no centro dos pipelines.


De métodos quantitativos, como pesquisas, a métodos qualitativos mais exploratórios, como etnografias on-line, fóruns de discussão e visitas domiciliares, os insights do consumidor podem fornecer orientação em todos os pontos do ciclo de vida de uma inovação.


De acordo com a Voice of the Industry: Lifestyles Survey da Euromonitor International, 43% das empresas globais em 2021 concordam fortemente que incorporam avaliações de tendências de consumo no planejamento estratégico. Isso reflete um número maior de empresas que buscam ativamente insights do consumidor para ajudar as inovações a serem bem-sucedidas.


Um pipeline de inovação típico e os principais problemas a serem resolvidos

(Conteúdo em inglês)

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Quais são os benefícios de uma voz do consumidor? Como e onde eles podem agregar valor?


Confirme, avalie e priorize tendências que realmente importam para os consumidores


A fase inicial dos pipelines de inovação geralmente envolve o que vem a seguir? identificando áreas de foco e criando ideias. Às vezes, as empresas cometem o erro de presumir o que uma tendência significa para os consumidores ou como ela se parece.


Para evitar isso, utilizar os consumidores para fornecer informações diretas sobre as tendências que afetam suas vidas diárias permite uma representação mais forte de quão autêntica é uma tendência e se ela está enraizada na realidade. Quando têm a chance de responder, os consumidores podem ajudar as empresas a capturar nuances e remover suposições sobre tendências, apresentando espaço em branco e caminhos realistas para implementação futura.


Oriente as inovações em torno de atitudes, comportamentos e experiências reais do consumidor


Além de criar novas ideias, as empresas geralmente enfrentam o desafio de criar um caso de negócios com uma nova inovação. As decisões certas podem ser tomadas ao testemunhar as rotinas do consumidor ao vivo, ouvir suas tomadas de decisão e, no momento do uso, descobrir o que realmente importa. Ao adotar esses comportamentos realistas, as marcas podem permanecer competitivas e encaixar produtos em cenários da vida real.


Garantir que todos os pontos de contato com os consumidores sejam convenientes e reflitam suas necessidades


Uma vez que uma inovação ganha vida, muitas vezes a estratégia de lançamento não considera o que atrai os consumidores e como os consumidores descobrem novos produtos. Para escolher a estratégia mais eficaz, os consumidores podem ajudar no teste e no refinamento do produto para ajudar a determinar quais locais, canais ou até mesmo locais dentro dos varejistas um produto é mais acessível. Um mapa claro orientado ao cliente que reflita como e onde as pessoas compram um produto ajuda a garantir lançamentos bem-sucedidos.


Permaneça relevante, competitivo e flexível para a mudança de demanda e expectativas


Por fim, toda boa inovação deve ser revisitada e atualizada para os consumidores em um mercado que geralmente se move rapidamente. As inovações mais influentes geralmente permanecem fiéis ao núcleo, mas incorporam flexibilidade para mudanças sutis. Ao reengajar com os consumidores em inovações após o lançamento, características como marketing, parcerias e embaixadores da marca podem ser facilmente atualizadas e manter uma inovação fresca.



Nunca é a hora errada de considerar trazer um ponto de vista do consumidor


Ao considerar um projeto ao longo do pipeline de inovação no futuro, os clientes precisam analisar se já utilizam as opiniões dos consumidores ou planejam trazer a voz do consumidor? Considerar isso ajuda a garantir que o consumidor esteja realmente no centro de uma estratégia de inovação empresarial e pode ajudar a garantir o sucesso.


Fonte: euromonitor.com 
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