Focar demasiadamente em ações de conversão, deixando em segundo e terceiro planos o posicionamento de marca, pode deixar seu negócio suscetível aos preços do mercado, cada vez mais competitivos. Para mover o ponteiro de vendas, é preciso investir em reconhecimento de marca. Branding e performance andando juntos podem representar o casamento perfeito para aumentar o faturamento de uma empresa.
Para falar sobre esse assunto, o episódio do podcast Commerce Connections On Air publicado recentemente no Think with Google, trouxe especialistas e histórias para inspirar e ressaltar a importância do Branding. Neste texto, nós destacamos os pontos principais dessa conversa, veja a seguir:
Você sabe a importância do posicionamento de marca para o sucesso do seu negócio?
Mas afinal de contas, comunicar oferta ou preço dos produtos é suficiente para atrair novos consumidores? Seu asset conversa com a necessidade de diferentes pessoas em diferentes etapas da jornada? Você já verificou se o problema de comunicação de seu cliente hoje é sobre a consideração e como está trabalhando o desenvolvimento das suas campanhas para endereçar essa frente?
Antes de responder a essas perguntas, é importante lembrar que as decisões de compra hoje são complexas e pouco lineares. A mensagem de marca nem sempre é suficiente para atrair novos consumidores, além de assets com ofertas muitas vezes não conversam com as necessidades específicas das pessoas no momento exato de compra, e também por sua vez não geram identificação com aqueles que estão na etapa de consideração do funil, e não de compra efetiva.
Hoje, com a ajuda dos dados, conseguimos avaliar os diferentes grupos de audiências e suas necessidades, conectando essas pessoas com uma mensagem ainda mais efetiva. O modelo atual de funil usado pelo marketing e adotado por muitas marcas até o dia de hoje é o mesmo daquele modelo de 100 anos atrás, o consumidor, ao longo deste tempo, não é mais o mesmo, podemos imaginar que o processo entre o gatilho de compra e a tomada também de decisão na jornada, tem mudado, e muito.
Branding mais performance alinhados
Focar somente em fundo de funil não move o ponteiro da companhia de forma expressiva, é importante colocar que branding mais performance é o casamento perfeito e totalmente estratégico para aumento de faturamento, o que garante, com tudo isso, novas aquisições, e maior LTV, lifetime value. Quando se tem branding mais performance alinhados, a gente consegue visualizar o valor da marca muito mais clara.
Essa importância da visão de construção de marca vem sendo um dos grandes das pilares das multinacionais, elas estão olhando para o negócio em si, a qualidade dos insumos na origem, o cuidado com que cada produto é preparado, o feedback constante, positivo, que recebem, no momento em que concebe a ideia de fornecer o melhor possível para o cliente.
O desafio é conseguir transmitir muito disso e se apresentar dessa forma ao mercado. O foco e a conversão como resultado é a um caminho natural, que acaba acontecendo, é isso que ajuda muito a chegar no fundo de funil, de uma forma mais qualificada do que abrir mão e falar apenas de preço.
Não existe crescimento constante e saudável da empresa se não trabalhar exposição de maneira estratégica da marca, demonstrando ao público os seus diferenciais competitivos, a proposta de valor que tem a oferecer ao seu consumidor. Lembrem-se sempre que fundo
de funil não é sinônimo de aumento de performance. Fundo de funil é somente um pedaço da orquestração.
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Fonte thinkwithgoogle.com