No mundo digital, criar um site é fundamental para alavancar sua empresa. Especialmente quando vivemos em 2020, momento no qual todos somos afetados pela crise global do Coronavírus, saber anunciar e vender seus produtos e/ou serviços online é ainda mais importante.
Para criar um site alguns passos prévios são necessários e falaremos de todas as etapas neste artigo.
Caso você ainda se pergunte por que é tão importante que sua empresa tenha uma plataforma digital, pode fazer uma reflexão simples: quantas empresas de peso no mercado não tem um site próprio? Por que as marcas mais reconhecidas investem tanto no Marketing Digital? Como pequenas empresas crescem tão rápido, muitas vezes apenas com vendas online?
Antes de tudo, o site deve representar a essência de sua empresa. Através dele, você poderá apresentar a sua marca para novos leads, ou resgatar antigos compradores pela modernização do seu selo.
Sim, existem muitas etapas. Desde aproveitar os conceitos e objetivos de sua marca na estética do site, até pensar em quais conteúdos você irá querer divulgar.
Mas não se preocupe, pois nós estamos aqui para esclarecer ponto a ponto o que você precisa para criar um site para sua empresa.
Por onde começar?
Primeiramente, você pode começar refletindo sobre a sua marca. Caso seja uma empresa com mais anos de mercado, repense quais seus objetivos no mundo atual, o que você precisa mudar e quais elementos característicos irá manter.
Para quem já tem um planejamento empresarial, é importante incluir novas estratégias de Marketing Digital voltadas à divulgação do seu site. Enquanto que para as empresas mais novas, ou as que não têm um plano definido, é ainda mais importante essa reflexão inicial.
Qual o seu público? Com quem você está falando ao anunciar seus produtos? De que forma sua marca pode se destacar no mercado? Quais os seus diferenciais?
Respondendo as questões inerentes ao seu negócio, você será capaz de determinar o que o seu site precisará. Consulte dicas online e profissionais sobre as opções de layout e design adequados, que destaquem sua marca de forma positiva.
Além disso, ainda antes de criar um site você já pode pensar no tipo de conteúdo que irá ser postado na parte do blog, que é um feature essencial para dar dicas sobre sua área de atuação e atrair clientela.
5 elementos essenciais para criar um site
Agora, vamos explicar um pouco a respeito dos 5 elementos primários para criar um site. São eles:
- Domínio;
- Hospedagem;
- Segurança;
- Plataforma;
- Manutenção.
Pensar a respeito desses tópicos com antecedência evitará surpresas e problemas no futuro.
1. Domínio
Domínio nada mais é do que a certificação de sua empresa no mundo digital. Todo site precisa de um endereço, ou seja, link, para ser acessado, certo? Isso é chamado de domínio e deve ser registrado para não ser copiado por ninguém. Assim como seu número de RG e CPF, o domínio é a identificação de um website.
Geralmente, os sites que fazem o registro de domínio têm pacotes de cobrança anual, garantindo a integridade do seu site durante esse período.
2. Hospedagem
Tão importante quanto o domínio é o sistema escolhido para fazer a hospedagem do seu site. Normalmente, os servidores de hospedagem, ou seja, hosts, também oferecem pacotes com domínios.
Para escolher o melhor provedor, você deve levar algumas coisas em consideração. Por exemplo, se você possui ou pode contratar uma equipe profissional que saiba programar, qual o tamanho do seu site e que tipos de conteúdo serão vinculados:
- Imagem;
- Vídeo;
- Texto;
- Etc.
Para quem está começando, ou tem uma empresa pequena, um pacote básico pode dar conta da hospedagem. Já para quem prevê um fluxo maior de navegação, é importante escolher um plano melhor, com mais espaço e extensões.
3. Segurança SSL
Outro aspecto fundamental ao criar um site para sua empresa é garantir a segurança do domínio hospedado em seu servidor de preferência.
Certificados SSL (Secure Socket Layer) são cadeados digitais que protegem seu site, por exemplo, nos processos de:
- Transferência de dados;
- Transações financeiras;
- Acessos a links externos.
Esses certificados são responsáveis por criptografar todas as informações do seu site e previnem o roubo de dados de seus clientes.
Sites considerados seguros usualmente têm um cadeado verde no canto superior, antes ou depois da barra de digitação. Além disso, um método reconhecido e eficaz é a verificação "https" ou invés do "http" antes do domínio.
4. Escolha da plataforma
Existe um catálogo infinito de plataformas disponíveis para criar um site. Contudo, é essencial que você analise os aspectos básicos que deseja em seu site ao escolher uma plataforma.
É notável que existem vários serviços gratuitos no ramo, entretanto, nem sempre são muito seguros ou confiáveis. Assim como os provedores de hospedagem, as plataformas gratuitas podem funcionar bem no início, mas tendem a se tornar incapazes de lidar com um fluxo maior de acessos, ou vídeos e imagens mais pesados.
Nesse aspecto, o mais seguro é contar com a opinião de uma equipe profissional que irá lhe direcionar às melhores plataformas para sua área de negócio.
5. Manutenção
Por fim, a manutenção do seu site é algo a ser pensado desde o início. Novamente, a presença de pessoal capacitado e profissional é importante.
Manutenção preventiva e recorrente é fundamental para otimizar o processo de gestão de seu site. Um bom gestor sabe a importância de ter um sistema funcionando em tempo integral, evitando falhas como erros de codificação ou formulários que não cumprem seu papel.
Criação de conteúdo
A partir do seu planejamento inicial, você formulou uma base de ideias para a criação do seu site, certo? Então, como gestor, você já tem noção sobre o que deseja comunicar ao seu público.
Junto de sua equipe, decida se seu material irá ser de fabricação própria ou se a criação de conteúdo deve ser terceirizada, fazendo parceria com uma agência especializada.
De toda forma, é a empresa que decide sobre o tipo de conteúdo e a melhor forma de comunicação.
Para a parte do blog, onde estará a maior parte do conteúdo para engajar os clientes e atrair mais leads, imprima sua marca.
Pense em conteúdos relevantes para seu segmento. Por exemplo, uma loja de roupas poderá dar dicas de moda com anúncios de seus produtos, enquanto uma empresa de materiais de construção pode destacar aspectos técnicos de cada tipo de produto disponível.
O mais importante sobre a criação de conteúdo é seguir as regras básicas de SEO para que seu site seja reconhecido pelos robôs rankeadores do Google. Assim, seus links irão aparecer nas páginas de pesquisa com mais facilidade e mais pessoas terão acesso ao material publicado em seu site.
Ficou com alguma dúvida ou quer conversar sobre um orçamento para criar seu site? Entre em contato através do nosso site e responderemos o mais breve possível.