Por que sua marca precisa pensar na Acessibilidade digital?

 
Por que sua marca precisa pensar na Acessibilidade digital?

Você já se imaginou tentando acessar informações importantes online, mas tendo problemas para encontrá-las por causa de alguma deficiência? Isso é o que acontece frequentemente com mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.


Cerca de 15% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência. E mesmo que nos últimos anos a acessibilidade tenha sido uma prioridade para muitas empresas, quando se trata de acessibilidade digital as marcas ainda têm um longo caminho pela frente.


Uma pesquisa da empresa inglesa Click-Away Pound mostrou que 69% dos entrevistados já abandonaram sites por falta de acessibilidade. Além disso, 86% disseram que se as lojas online fossem acessíveis, eles gastariam mais.


O que é acessibilidade digital?


Acessibilidade digital significa quebrar barreiras na internet para pessoas com deficiência. Trata-se de tornar sites, aplicativos ou quaisquer outras ferramentas online acessíveis para todos.

É um processo de transformação de sites, aplicativos, produtos e demais ferramentas online para que eles se tornem acessíveis a todas as pessoas.


Assim, a ideia por trás desse conceito é garantir que todos os usuários tenham acesso às mesmas informações, independentemente das deficiências, limitações físico motoras e dificuldades de acesso que eles enfrentam.


As empresas que incorporam elementos de pessoas com deficiência ? considerando também as questões de dificuldade de acesso ? conseguem mais visitas, seguidores e têm a oportunidade de realizar novas vendas.


A Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) é a referência de padrão mundial para a maioria das legislações relacionadas à acessibilidade de sites. O documento estabeleceu quatro princípios que devem servir como guia para a produção de conteúdo da web.


Perceptível

Elementos e informações devem ser percebidos pelos sentidos, e nada pode ser indetectável ou invisível.


Operável

Elementos interativos ? botões, controles etc. ? devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando). Comandos de voz ou outros dispositivos assistivos devem estar disponíveis.


Compreensível

As informações devem ser apresentadas de forma clara e consistente para que o usuário final compreenda plenamente o conteúdo.


Robusto

O conteúdo deve ser compatível com várias ?tecnologias?, incluindo? ?dispositivos ?assistivos.


Por que é importante pensar e praticar a acessibilidade digital?


Além de atingir um enorme leque de potenciais clientes, a acessibilidade digital ainda tem impacto no desempenho do seu site quando se trata de SEO. Isso significa que sua marca tem que fornecer uma ótima navegação no site para todos, o que também acaba trazendo uma melhor navegação para usuários sem deficiência.


Assim, a remoção de barreiras, somada à melhoria da experiência do usuário e maior alcance do seu conteúdo, certamente contribuirá para que suas páginas tenham um melhor ranqueamento.


E como começar?


O WACG tem uma lista de práticas para aplicar no conteúdo da web e o site Acesso para Todos também oferece uma cartilha com boas práticas, você pode ver por aqui. Mas algumas dicas são:


  • inclua legendas em todos os vídeos;
  • inclua alt text em todas as imagens;
  • tenha opções de texto e/ou áudio para todo o conteúdo não textual;
  • use conteúdos que possam ser apresentados de diferentes formas sem perder o contexto;
  • faça com que todas as funcionalidades sejam acessíveis por teclado;
  • não inclua elementos ou formas que possam causar algum tipo de confusão;
  • ofereça maneiras de ajudar os usuários a navegar;


Gostou dessa iniciativa? Seu negócio também pode se expressar de forma acessível com um site responsivo e pensado para que o usuário tenha a melhor experiência possível dentro dele em qualquer condição. Conte com a expertise do time Twdata para te ajudar com esse desafio digital.

Entre em contato.


Fonte: rockcontent.com 


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