Você já se imaginou tentando acessar informações importantes online, mas tendo problemas para encontrá-las por causa de alguma deficiência? Isso é o que acontece frequentemente com mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
Cerca de 15% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência. E mesmo que nos últimos anos a acessibilidade tenha sido uma prioridade para muitas empresas, quando se trata de acessibilidade digital as marcas ainda têm um longo caminho pela frente.
Uma pesquisa da empresa inglesa Click-Away Pound mostrou que 69% dos entrevistados já abandonaram sites por falta de acessibilidade. Além disso, 86% disseram que se as lojas online fossem acessÃveis, eles gastariam mais.
O que é acessibilidade digital?
Acessibilidade digital significa quebrar barreiras na internet para pessoas com deficiência. Trata-se de tornar sites, aplicativos ou quaisquer outras ferramentas online acessÃveis para todos.
É um processo de transformação de sites, aplicativos, produtos e demais ferramentas online para que eles se tornem acessÃveis a todas as pessoas.
Assim, a ideia por trás desse conceito é garantir que todos os usuários tenham acesso à s mesmas informações, independentemente das deficiências, limitações fÃsico motoras e dificuldades de acesso que eles enfrentam.
As empresas que incorporam elementos de pessoas com deficiência ? considerando também as questões de dificuldade de acesso ? conseguem mais visitas, seguidores e têm a oportunidade de realizar novas vendas.
A Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) é a referência de padrão mundial para a maioria das legislações relacionadas à acessibilidade de sites. O documento estabeleceu quatro princÃpios que devem servir como guia para a produção de conteúdo da web.
PerceptÃvel
Elementos e informações devem ser percebidos pelos sentidos, e nada pode ser indetectável ou invisÃvel.
Operável
Elementos interativos ? botões, controles etc. ? devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando). Comandos de voz ou outros dispositivos assistivos devem estar disponÃveis.
CompreensÃvel
As informações devem ser apresentadas de forma clara e consistente para que o usuário final compreenda plenamente o conteúdo.
Robusto
O conteúdo deve ser compatÃvel com várias ?tecnologias?, incluindo? ?dispositivos ?assistivos.
Por que é importante pensar e praticar a acessibilidade digital?
Além de atingir um enorme leque de potenciais clientes, a acessibilidade digital ainda tem impacto no desempenho do seu site quando se trata de SEO. Isso significa que sua marca tem que fornecer uma ótima navegação no site para todos, o que também acaba trazendo uma melhor navegação para usuários sem deficiência.
Assim, a remoção de barreiras, somada à melhoria da experiência do usuário e maior alcance do seu conteúdo, certamente contribuirá para que suas páginas tenham um melhor ranqueamento.
E como começar?
O WACG tem uma lista de práticas para aplicar no conteúdo da web e o site Acesso para Todos também oferece uma cartilha com boas práticas, você pode ver por aqui. Mas algumas dicas são:
- inclua legendas em todos os vÃdeos;
- inclua alt text em todas as imagens;
- tenha opções de texto e/ou áudio para todo o conteúdo não textual;
- use conteúdos que possam ser apresentados de diferentes formas sem perder o contexto;
- faça com que todas as funcionalidades sejam acessÃveis por teclado;
- não inclua elementos ou formas que possam causar algum tipo de confusão;
- ofereça maneiras de ajudar os usuários a navegar;
Gostou dessa iniciativa? Seu negócio também pode se expressar de forma acessÃvel com um site responsivo e pensado para que o usuário tenha a melhor experiência possÃvel dentro dele em qualquer condição. Conte com a expertise do time Twdata para te ajudar com esse desafio digital.
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Fonte: rockcontent.com