Dentre as inúmeras tendências tecnológicas, marcadas para o desenvolvimento na próxima década, estão, em ênfase, os sistemas de chatbots e hiperautomação a partir da RPA (Automação de Processos Robóticos), da IA (Inteligência Artificial) e a Machine Learning.
A funcionalidade segue considerada entre uma das 10 tecnologias mais importantes para um futuro próximo e tem, como principal objetivo, facilitar o acesso às informações, dados comunicacionais entre marcas, empresas e consumidores, a fim de otimizar o tempo humano em respostas para procedimentos instantâneos diversos: desde responder dúvidas frequentes dos internautas, até executar uma compra completa a partir de comandos previstos.
Para Ricardo Alves, diretor da empresa de tecnologia da informação, Twdata a tendência já é uma realidade plausível. O Brasil dispõe recentemente de quase 115 mil bots ativos e a empresa é a única, entre pouco mais de 100 desenvolvedoras no país, direcionadas a estes métodos tecnológicos, detentora da criação de um bot exclusivo e responsivo à atualização de websites através do WhatsApp.
"Somos o segundo país a utilizar o WhatsApp com assiduidade; há ao menos 120 milhões contas ativas em 2022, numa nação que contabiliza algo em torno de 200 milhões de habitantes, logo a comunicação através do aplicativo precisa ser aprimorada diariamente para atender às exigências e necessidades do público ativo", considerou.
O bot desenvolvido pela TW proporciona ao usuário a possibilidade de carregar e atualizar imagens e peças de marketing nos sites oficiais, postar fotos e textos nas redes sociais, além de atualizar galerias inteiras em tempo real, e em menos de dois minutos, através de comandos programáticos do WhatsApp.
"A agilidade na era digital precisa ser assertiva. Quando temos um site oficial, posicionado para venda, por exemplo, através do Google, cada informação atualizada pode ser valiosa e representar a efetivação de uma venda direta. Por isso, ao invés de abrimos inúmeras plataformas para fazermos as atualizações necessárias abrimos somente o aplicativo de mensagens e usufruímos dos comandos otimizados com autonomia. Isto poupa tempo e processos extras", garante.
A liberação de chatbots compatíveis com o WhatsApp é funcionalidade recente (desde 2018) e embora ainda seja - em sua maior parte - utilizada por grandes instituições, Ricardo pontua que a facilidade desenvolvida pela TW também já está à disposição de pequenas e médias empresas a custos acessíveis."porque para empresas de qualquer tamanho é primordial ter acesso a estes bots, levantamentos da Microsoft apontaram, por exemplo, que mais de 70% das demandas de SAC, são satisfatoriamente atendidas através de respostas simuladas, e quem não precisa otimizar o próprio tempo de forma inteligente?", indagou o diretor.