O CPC (custo por clique) é o valor de cada acesso a um site feito por meio de anúncios patrocinados. Esse custo é estabelecido pelas diversas plataformas de publicidade disponíveis na internet, sendo que o Google e o Facebook estão entre as mais usadas atualmente.
Graças ao CPC, é possível medir quanto investimento financeiro precisará ser feito para atingir um determinado número de pessoas em uma localização específica e em um período programado pelo anunciante. Assim, dá para mensurar o quanto custa, efetivamente, uma campanha de marketing digital e qual é o seu ROI (retorno sobre o investimento).
Como funciona o CPC?
O custo por clique é calculado com base no número de visitantes que o anúncio trouxe para o seu site. Ao contratar o anúncio, diferentes termos de busca têm preços variáveis, dependendo da demanda e do interesse dos usuários. No entanto, no CPC, o anunciante só é cobrado quando alguém de fato clica no anúncio e acessa o link disponibilizado.
Vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento: se uma palavra-chave custa R$ 1,00 para cada clique e o anunciante investiu R$ 100,00 na campanha, ele terá um retorno de até 100 pessoas como visitantes do seu site. A partir do momento em que esse número é atingido, o anúncio para de ser veiculado, a não ser que mais valores sejam investidos.
De que forma economizar com o CPC?
A competição por palavras-chave é bastante árdua na internet. No entanto, assim como nos meios offline, a leia da oferta e da procura também vale na hora de calcular o custo por clique. Os termos mais comuns (e, portanto, mais procurados pelos internautas), costumam ter um CPC maior. Por outro lado, termos não tão usados ou até mesmo as palavras-chave de cauda longa, podem ter um custo por clique mais acessível.
Mais um exemplo para esclarecer o tema: imagine um dentista que queira anunciar seus serviços na internet. É provável que as palavras-chave "dentista", "dentista 24 horas", "odontologia", "consultório de odontologia" e outros termos comuns tenham CPC mais alto, já que são mais disputados. Imagine o site do seu consultório aparecer na primeira página do Google quando um usuário digitar a palavra "dentista" ? é algo que não tem preço, concorda?
No entanto, termos mais específicos, chamados "de cauda longa", como "dentista em Jundiaí", "especialista em ortodontia em Campinas", e outros que tenham um volume de busca menor ? muitas vezes por serem de um segmento determinado ou por estarem em uma localidade com quantidade de buscas limitada ? tendem a ter um custo por clique mais baixo, embora isso não seja uma certeza. É preciso avaliar cada caso.
Como criar uma campanha com CPC?
A criação de campanhas baseadas em estratégias com investimento feito via CPC deve ocorrer a partir de estudos, análises de cenário e objetivos traçados previamente. Toda iniciativa voltada ao marketing digital deve ser elaborada de forma a garantir o máximo aproveitamento das possibilidades oferecidas pela exposição de uma marca nos meios online.
Há agências especializadas em marketing digital, como a Twdata, que oferecem não apenas a tecnologia ideal para melhor posicionar as marcas na internet, como também equipes dedicadas a criação de sites, anúncios digitais, conteúdo e gestão de redes sociais, o que é essencial para uma estratégia ser bem sucedida.
Quer saber mais sobre custo por clique e investir em marketing digital com qualidade e por um valor acessível? Venha conversar com a gente!